quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A agricultura biológica

A agricultura biológica pode ser definida da seguinte forma: “Sistema de produção que evita ou exclui a quase totalidade de produtos químicos de síntese como adubos, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos alimentares para animais.Para que seja praticável na máxima extensão, os sistemas de agricultura biológica recorrem a rotações culturais, resíduos das culturas, estrumes de animais, leguminosas, adubos verdes, todos os resíduos orgânicos das explorações, luta biológica contra pragas e doenças e outras práticas culturais de modo a manter a produtividade do solo, a nutrir as plantas e a controlar insectos, ervas infestantes e outros inimigos das culturas. O conceito de solo como um sistema vivo que desenvolve as actividades de organismos úteis é central nesta definição (Lampkin, 1990).

As vantagens da agricultura biológica prendem-se com:
Contribui para a vitalidade das economias rurais através de um desenvolvimento sustentável.
Abre novas perspectivas de emprego ao nível da produção, transformação e serviços afins.
Vantagens ambientais
Produz benefícios significativos tanto para a economia como para a coesão social das zonas rurais

Razões para consumir produtos biológicos
• Maior qualidade e teor em vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas. Isso é que nós queremos, muitas vitaminas para complementar as horas no ginásio.
• Aroma, cor e sabor mais intensos. Até deixam água na boca!
• São mais saudáveis porque não contêm produtos químicos, como os pesticidas. Já chegam os doces e gorduras para fazerem mal…

As desvantagens dos produtos biológicos
• São mais caros que os produtos normais e o pessoal não tem muito dinheiro…mas também não é muito difícil de convence os pais.
• Existem poucos locais de venda, é preciso andar km para encontrar uma loja!
• É difícil encontrar um restaurante que confeccione refeições apenas com estes produtos. Cuidado: podes encontrar alguns casos de falta de sinceridade.

Sem comentários: